21 julho 2005

Placas Tectónicas

Cientistas japoneses vão explorar o interior da Terra, a uma profundidade nunca antes alcançada, com o objectivo de compreender melhor o funcionamento das placas tectónicas e procurar as origens da vida.
Estes exploradores vão descer 7 km no interior da Terra onde se vão expor a condições de pressão e temperaturas elevadíssimas, e com pouco oxigénio.
O objectivo principal é encontrar e recolher organismos biológicos que terão existido durante o nascimento do planeta. Este estudo como consequência também poderá fornecer indicações sobre as evoluções climáticas, as passadas e as futuras.
No final deste mês, o CDEX terá à sua disposição um novo navio de exploração dos fundos marinhos, o "Chikyu" que significa terra em japonês. Os custos desta exploração rondam os 444,7 milhões de euros.
Os resultados deste projecto apenas começarão a ser visíveis no final de Setembro de 2007, no Oceano Pacífico, ao largo da costa do Japão. O Japão, como se sabe, situa-se na junção de quatro placas, e regista cerca de 20% dos sismos mais violentos do mundo(!). Este estudo poderá também ajudar a prever os sismos, além disso, os investigadores desejam obter um maior conhecimneto sobre os micróbios que se encontram na superfície do oceano, para, assim conseguir informações sobre as origens da vida e esperam que o "Chikyu" consiga perfurar até aos quatro mil metros de profundidade e, assim, chegar aos sete mil metros. Até ao momento, os cientistas apenas chegaram aos dois mil metros de profundidade.
Este projecto encontra-se num programa internacional de exploração oceanográfica dirigido pelo Japão e pelos Estados Unidos, no qual participam a China e mais doze países europeus.