16 outubro 2005

Gripe das Aves


Devido aos grandes rumores que "andam de boca em boca" da pouplação, decidimos fazer uma mega-artigo sobre a gripe das aves. O blog recomenda que leia até ao fim este artigo pois este é o único lugar onde pode encontrar toda a informação sobre este vírus.
O presidente da Comissão Europeia disse ontem, em Salamanca que pondera pedir aos 25 medidas "drásticas e radicais" para prevenir contra a disseminação do vírus da gripe das aves, depois da confirmação de um caso deste vírus na Roménia.

O blog depois de já ter alertado sobre o assunto da gripe das aves volta hoje a fazê-lo pois existe um grande alarido entre a populção europeia sobre as consequências deste vírus.
Ao que o blog apurou a gripe das aves não se transmite através dos humanos mas através das aves para os humanos, por isso apenas aqueles que trabalham com as aves, nos aviários e etc. é que estão em risco de serem afectados pelos víros H5N1.

Em Maio de 1997, o vírus Influenzae A(H5N1) foi isolado pela primeira vez em humanos, numa criança de Hong Kong que acabou por falecer.
Antes deste acontecimento, só se tinha conhecimento da ocorrência do vírus Influenzae A(H5N1) em diferentes espécies de aves (daqui a designação de "gripe das aves"), incluindo galinhas e patos/gansos, sabendo-se ainda que a maior parte das galinhas infectadas morriam num curto espaço de tempo, e que patos/gansos eram os principais reservatórios do vírus.

Não existe nenhuma vacina que previna esta "gripe" por isso não esbanje dinheiro na compra de um medicamento que não existe, não se deixa enganar. O único factor que preocupa a Comissão Europeia é a de que este vírus sofra uma mutação e que passe a ser transmissível entre os humanos.