16 julho 2005

Harry Potter and the Half-Blood Prince


O sexto livro da série Harry Potter foi hoje lançado a uma escala planetária, embora a edição seja a inglesa. Em Portugal, as livrarias abriram a partir da meia-noite de hoje para os que não querem esperar até Outubro pela tradução. As encomendas bateram recordes em todo o mundo havendo mais livros de Harry Potter vendidos por hora do que outros livros a vida toda.

Um rapaz de nove anos, chamado Sylum Mastropaolo, tinha motivos para se sentir a pessoa mais sortuda do mundo! Milhares de pessoas por todo o mundo estavam à espera do livro que ele tinha nas mãos pois quando ele e a mãe foram às compras descobriram exemplares do novo volume nas prateleiras de uma loja dos E.U.A.! "Harry Potter and the Half-Blood Prince", o sexto e penúltimo volume do fenómeno de populariedade criado pela britânica J.K. Rowling. Apesar de ter concordado que só o iria 'estrear' quando ele fosse oficialmente posto à venda. Esta situação tambem aconteceu no Canada onde certas livrarias puseram o livro à venda mas acabaram por pedi-lo de volta aos clientes.

Apesar de a edição ser a original, milhares de portugeses já a compraram, fazendo invenja aos que não sabem a lingua internacional.

Os cinco primeiros volumes venderam, em todo o mundo, 275 milhões de exemplares, as pré-encomendas do sexto volume na Amazon, a maior livraria online, fixaram esta semana um novo recorde, de 1,4 milhões (o anterior pertencia a Harry Potter e a Ordem da Fénix, o quinto da série, lançado em Junho de 2003).

A 1ª compradora oficial deste novo livro é de origem portuguesa e chama-se Carlota, e aconteceu na capital inglesa, Londres.